Talvez você tenha ouvido falar de vocabulário passivo x ativo, que é semelhante, mas não é o mesmo.
Vocabulário passivo é o vocabulário que você pode entender se encontrar, mas não pode se reproduzir. Ele vive em algum lugar no fundo do seu cérebro, mas, a menos que você o ouça, não consegue se lembrar da palavra. Você não pode usá-lo em sua própria conversa.
Vocabulário ativo é o vocabulário que você pode reproduzir. Se você quer dizer a palavra em inglês, pode reproduzi-la.
Mas o que significam passivo e ativo no contexto da aprendizagem de um idioma? E por que e quando você deve se esforçar para se tornar um aluno 'ativo'?
Neste artigo, abordaremos:
- O que significam aprendizado 'ativo' e 'passivo'?
- Quais são alguns exemplos de aprendizagem 'passiva' e 'ativa'?
- Devo fazer atividades de 'aprendizado passivo'?
- Devo executar várias tarefas ao aprender inglês?
- É possível aprender inglês apenas 'absorvendo' isso?
- Os bebês não absorvem apenas a linguagem?
O que significam aprendizado 'ativo' e 'passivo'?
OK, para começar, vamos começar com o aprendizado de idiomas 'passivo'.
O aprendizado passivo de idiomas é o aprendizado de idiomas em que você está recebendo conteúdo, alguém está produzindo e seu cérebro está apenas absorvendo, deixando a informação fluir sobre você.
Mas é aí que reside o problema.
Se você está apenas sentado, esperando para absorver essa informação, quanto está realmente sendo retido pelo seu cérebro? Bem, a resposta é 'não muito'.
Bartosz, do Universo da Memória, define passivo, no contexto do aprendizado de idiomas, como significando ' você não se envolve com as informações que recebe '.
Nós até damos um passo adiante e dizemos que, mesmo que você esteja envolvido em um nível com algumas das informações, muitas delas simplesmente não são processadas pelo seu cérebro, muito menos envolvidas com elas.
Tenho certeza de que você assistiu a um filme em inglês e se viu apenas 'perdendo' partes porque não está se concentrando.
Alguns exemplos de aprendizado passivo seriam:
- Assistindo a um filme no Netflix / YouTube
- Ouvir um podcast enquanto lava a louça
- Folheando Duolingo ou Babbel
- Participando de um 'grupo de conversação em inglês' no Messenger ou WhatsApp
- Apenas 'estar' em um país de língua inglesa sem realmente se envolver com pessoas
Embora você não pense, você também pode adicionar algumas atividades de 'fala' como um exemplo de aprendizado passivo.
O tipo de fala que é 'passiva' é quando você realmente não pensa criticamente sobre o que diz e não faz um esforço ativo para usar novos termos, vocabulário, expressões ou modificar sua pronúncia para garantir que você estão pronunciando palavras da maneira correta.
Você pode chamar isso de "preguiça de falar".
Existem tantos alunos de inglês que falam 'passivamente' (sim, é possível), e o resultado é que, por mais que falem inglês em suas vidas diárias, eles cometem os mesmos erros, têm a mesma pronúncia ruim e realmente não fazem o progresso que eles querem.
A chave aqui é que eles estão falando sem criticar a si mesmos - sem ouvir seus erros, sem tentar corrigi-los, e o resultado é que eles continuam cometendo os mesmos erros repetidamente.
Então isso é aprendizado passivo.
Mas e a aprendizagem ativa?
A aprendizagem ativa é o oposto completo da aprendizagem passiva. Isso significa que você está assumindo o controle do seu aprendizado de idiomas e, em vez de esperar que seu inglês melhore através da absorção, você está assumindo o controle de seu próprio destino e forçando ativamente seu cérebro a se engajar.
Embora anatomicamente seu cérebro possa não ser um músculo, você precisa flexioná-lo, fazer o trabalho que o ajudará a reter as novas palavras, frases e estruturas gramaticais encontradas.
Exemplos de aprendizado ativo incluem:
- Leitura em inglês ( e pesquisando ativamente palavras e frases que você não conhece )
- Ouvir podcasts em inglês ( e fazer coisas como transcrição, sombreamento e geralmente seguindo o tipo de dicas que estabelecemos aqui )
- Escrever em inglês ( e não, conversar no WhatsApp ou no Facebook com outros não-nativos não conta )
- Criando seus próprios flashcards de vocabulário e livros de vocabulário ( não apenas usando pré-fabricados não contextuais )
- Falando em inglês ( e tentando usar todas as suas novas expressões )
- Ouvindo falantes nativos em conversas ( e ouvindo com muito cuidado exatamente como eles usam certas expressões )
Embora o aprendizado passivo de idiomas seja o tipo de coisa que se sente quente, aconchegante e familiar, o aprendizado ativo costuma parecer difícil e cansativo.
É claro que é mais divertido sentar em um sofá com uma xícara de chocolate quente e colocar um filme em inglês com legendas em vez de ouvir um podcast e transcrevê-lo e depois conversar com um falante nativo.
Mas com o primeiro você está fazendo seu cérebro executar relativamente pouco trabalho e, com o segundo, seu cérebro está sobrecarregado.
Sem entrar na neurociência por trás disso, as memórias são formadas de maneira mais eficaz quando você força seu cérebro a fazer alguma coisa.
Quando você escreve algo, processa ativamente as informações, ao contrário de quando você as deixa flutuar sobre você. Você está envolvido com o que ouviu, o que significa que é muito mais provável que se lembre disso.
Não se envolver com algo novo, por outro lado, significa que é muito menos provável que você realmente consiga se lembrar disso.
O aprendizado ativo é o tipo de coisa que você faz por 30 minutos e depois se sente exausto. Boa! Continue nisso!
Se é cansativo e parece um trabalho árduo, isso é um sinal de que você está realmente se esforçando, e é aí que o aprendizado está realmente acontecendo.
O aprendizado passivo, por outro lado, é o tipo de aprendizado que você pode fazer por um longo período de tempo. Provavelmente é divertido ou agradável, e você não sente que foi realmente 'trabalho'.
E é aí que você sabe que não aprendeu muito durante esse período.
Pensar novamente como o cérebro como um músculo, se você imaginar passar 30 minutos fazendo um treino cansativo na academia, é um excelente exercício, mas deixa você muito cansado.
Por outro lado, fazer um passeio suave por 30 minutos não o cansará, mas não fará muito para a sua forma física.
É uma loucura pensar no seu idioma aprendendo de maneira diferente.
Eu deveria fazer 'aprendizado passivo'?
OK, então nós demos um aprendizado 'passivo' um pouco de dificuldade. Mas isso significa que nunca há um lugar para isso?
Você deveria simplesmente mudar seu comportamento e se tornar um aluno 'ativo', tentando se tornar um atleta olímpico de aprendizado de idiomas?
Bem, se fosse assim tão fácil. Estudos sugerem que cerca de 60% dos alunos são 'passivos' , apenas 10% são 'ativos' e os 30% restantes são 'bloqueados'.
Mas se você realmente quer melhorar o seu inglês, seja porque você tem um objetivo específico em mente ou quer apenas parecer mais fluente, não tem outra opção a não ser mudar o equilíbrio das atividades de aprendizado de passivo para ativo tanto quanto você puder.
Isso não significa que todas as suas atividades de aprendizado de inglês devem ser 'ativas' e que você nunca deve realizar nenhuma atividade passiva apenas porque está tentando aprender inglês o mais rápido e eficaz possível.
Atividades de aprendizado passivo têm algumas vantagens inerentes.
- Eles podem ser mais divertidos
A menos que você seja particularmente masoquista, nem sempre precisa se esforçar para realizar atividades difíceis.
Todo mundo merece algum tempo de inatividade, e fazer algo como colocar um filme em inglês no final de um longo dia, bem, do ponto de vista do aprendizado de inglês, é melhor do que colocar um filme na sua língua materna.
- Você pode fazer outras coisas ao mesmo tempo
Nem todo mundo tem tempo para dedicar horas a atividades ativas de aprendizado de inglês. Embora você possa ouvir podcasts ativamente ( como este guia indica ), nem todos têm tempo todos os dias para fazer isso.
Uma das principais vantagens dos podcasts em inglês é que você pode ouvi-los enquanto faz outra coisa . Seja dirigindo, sentado no ônibus ou metrô, correndo ou em casa fazendo coisas sobre a casa, os podcasts em inglês permitem que você aprenda (passivamente) enquanto faz algo que faria de qualquer maneira. Vantajoso para as duas partes.
O erro que você não deve cometer é pensar que as atividades de aprendizado de idiomas passivas e ativas têm o mesmo valor.
Você realmente acha que assistir a um vídeo do YouTube de alguém falando em inglês enquanto você estiver no ônibus pela manhã ajudará você a gastar o mesmo tempo em conversas reais com um falante nativo ou ouvindo 'ativamente' para um podcast?
Claro que não. As duas atividades não são iguais, e se você acha que pode realmente melhorar gastando seu tempo em atividades puramente passivas, está se enganando.
Existem inúmeros estudos que a multitarefa simplesmente não funciona (veja aqui , aqui e aqui ). Seja em um ambiente de trabalho ou em um ambiente de estudo, se você quiser realmente ser eficiente em uma tarefa, concentre 100% de sua energia nela, não tente fazer outra coisa ao mesmo tempo.
Isso significa que ter um vídeo do YouTube em segundo plano ou ouvir um podcast em inglês enquanto estiver na esteira simplesmente não tem o mesmo valor que focar 100% na atividade.
O aprendizado eficaz de idiomas simplesmente não acontece passivamente.
Mas e os bebês, eles não absorvem a linguagem passivamente?
Este é um equívoco comum.
As pessoas assumem que os bebês apenas aprendem a língua naturalmente, estando em um ambiente de fala inglesa com os pais que falam inglês, eles apenas a absorvem e se tornam fluentes através de uma espécie de osmose.
Nada poderia estar mais errado.
Os bebês são os principais aprendizes de idiomas ativos. Olhe para um bebê quando ele tiver apenas alguns meses.
O mundo inteiro é novo para eles, eles não têm idéia de nada.
E assim eles estão em um estado interminável de curiosidade, tentando entender como as coisas funcionam, tentando entender o que as palavras significam.
Não, é claro que eles não estão mantendo um livro de vocabulário de novas palavras ou transcrevendo o podcast Aprendendo Inglês para Mentes Curiosas .
Mas os bebês não fazem as coisas passivamente. Eles não apenas deixam as informações caírem sobre eles e pensam que os absorverão de alguma forma.
Eles estão constantemente tentando novos sons, tentando novas palavras que aprendem. Eles cometem erros, é claro, são bebês, mas instintivamente eles sabem que é apenas tentando novas palavras e frases que eles realmente acertam.
Eles são o oposto polar do aprendiz de linguagem passiva.
De fato, há uma quantidade enorme que podemos aprender com os bebês sobre como ser um bom aluno de idiomas.
Então, qual é a conclusão aqui?
É louco esperar aprender inglês efetivamente através de atividades de aprendizado passivo. É insano.
Albert Einstein afirmou que " a definição de insanidade está fazendo a mesma coisa repetidamente, mas esperando resultados diferentes ".
Portanto, para aqueles que lêem isso e que admitem ser aprendizes passivos de idiomas, lembre-se de continuar as atividades que estão realizando e esperando que o seu inglês melhore a uma velocidade diferente de antes, é insana, de acordo com um ganhador do Prêmio Nobel. .
A decisão de continuar fazendo isso é com você.
****
Se você gostaria de experimentar algumas atividades ativas de aprendizado, consulte Como usar podcasts para aprender inglês como um chefe . Então, deixe-nos saber como você se sai nos comentários.